
Domine a Publicidade Médica e seja capaz de elaborar anúncios e divulgar seus serviços médicos com segurança jurídica

Divulgar seus serviços pode ser um risco
Os profissionais e as instituições médicas têm, em tese, o direito de divulgar os seus serviços. Contudo, em concreto, é possível perceber que as regras que disciplinam a publicidade médica limitam – de forma sensível – e, às vezes, impedem a propaganda médica, principalmente, em redes sociais.

Mas não precisa ser assim
Neste curso vamos apresentar e discutir – de forma crítica e invulgar – questões relacionadas à Publicidade Médica. De modo que você seja capaz de:
Elaborar anúncios na Medicina (médicos, clínicas, hospitais, laboratórios, operadoras de saúde, etc), de acordo com os respectivos Códigos de Ética e Leis que regulamentam a matéria no Brasil
Elaborar suas defesas em sindicâncias e processos éticos profissionais, utilizando de ferramentas jurídicas incomuns.
Sobre o curso
Entenda cada detalhe deste, que será o último curso de Publicidade Médica que você fará. De forma técnica e objetiva, trataremos as maiores dores da Publicidade Médica.
Objetivos
Apresentar de forma descritiva e elucidativa as proibições ao exercício da publicidade médica.
Ensinar um caminho seguro para a realização de propaganda (publicidade) médica, evitando problemas e prejuízos.
Analisar de forma crítica e histórica as regras contidas, principalmente, no Manual de Publicidade Médica e no Código de Ética Médica.
Problematizar algumas decisões sensíveis sobre publicidade médica dos Conselhos Regionais de Medicina e do Conselho Federal de Medicina (CFM)
Propor uma releitura das normas editadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) de forma a municiar médicos e advogados em sindicâncias e processos ético profissionais.
Carga Horária: 4 (quatro) aulas de, aproximadamente, 1 hora. A carga horária pode ser ampliada caso haja necessidade imperiosa, sem acréscimo de valor.
Público-alvo
- Estudantes de Medicina
- Estudantes de Direito
- Profissionais do Direito (Advogados, Magistrados, Membros do Ministério Público)
- Médicos
- Administradores de hospitais e clínicas e profissionais das áreas da saúde
- Profissionais de outras áreas de interesse
Programa
- O que é publicidade?
- Quem deve seguir as normas de publicidade?
- Normas que disciplinam a publicidade em Medicina. Uma análise descritiva e crítica.
- A publicidade médica na legislação. Uma análise histórica e sistemática.
- Deveres, direitos e proibições em publicidade médica
- Código de Ética Médica e Resoluções do Conselho Federal de Medicina
- Pareceres dos Conselhos
- Análise Jurisprudencial
- Exemplos práticos

Certificado de Conclusão de Curso
O Certificado de Conclusão será disponibilizado em até 10 (dez) dias após o término do curso aos alunos que cumprirem, no mínimo, 75% (setenta e cinco) de presença nas aulas.